Em Destaque · 19 junho 2023

Resultado robusto reflete a comparação com o fim do isolamento social, que ainda afetava o país no mesmo período do ano passado

O Termômetro ABAD NielsenIQ, que retrata o desempenho do setor atacadista distribuidor, por meio de metodologia amostral, apresenta crescimento médio de 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, nota-se um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril.

O desempenho positivo coincide com a retomada pós pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela Covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, já que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, comenta Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.

No varejo físico, inclusive, essa realidade, de acordo com levantamento da NielsenIQ para os três primeiros meses do ano, pode ser comprovada pelo aumento do consumo de bebidas no canal Bar, que cresceu 7,9% em volume e 21,5% em valor. Enquanto isso, tanto no ramo de alimentos quanto no de limpeza, destaque para a contribuição do atacarejo e do autosserviço independente, responsáveis por puxar o crescimento no período estudado. Na cesta de higiene e beleza, nota-se aumento considerável impulsionado pelo setor Farma tanto de cadeia quanto independente (respectivamente 24,6% e 23,2%).

Enquanto, de forma geral, os canais Bar e Farma foram os que apresentaram maior crescimento em volume, três canais tiveram retração: hiper (-8,1%), autosserviço independente (-1%) e super pequeno (0,7%). 

Outro ponto que merece ser destacado é que, com exceção de Bazar, todas as cestas cresceram em volume no período analisado. Cigarro teve o maior crescimento (8,3%), seguida de Bebidas (4,8%) e Higiene e Beleza (3,6%). 

Em contrapartida, os dados mostram que o valor cresce acima do volume devido ao aumento de preços. Assim, Limpeza – cuja variação de preço no período superou 20% – foi a cesta com maior crescimento em valor (21,9%). Na sequência temos Higiene e Beleza, que cresceu 19,1% devido a uma variação de preços de 15,4% e Bebidas, com crescimento de 18,5% e uma variação de preços de 13%.

O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.

Fonte: SuperVarejo