Em Destaque · 17 fevereiro 2023

Sem as restrições da pandemia, empresas aumentaram a expectativa de vendas

A ausência de restrições no Carnaval 2022 aumenta a expectativa de fabricantes de cerveja como Heineken e Grupo Petrópolis, que esperam aumento nas vendas. Porém, nesse ano, as mudanças tributárias feitas por governos locais deixam o produto mais caro. Na Bahia, a alíquota de ICMS passou de 25 para 27% em janeiro.
Em Minas Gerais, distribuidores começaram a receber avisos de aumento de preços que passaram a valer nesta semana. Em reportagem do jornal O Tempo pequenos distribuidores relataram aumentos de até 13% para algumas marcas.
Os aumentos estariam relacionados à inclusão das bebidas alcoólicas a uma das portarias da administração estadual que fixa valores dos preços médios ponderados a consumidor final a serem usados na base de cálculo do ICMS .
A situação é similar à de São Paulo, em que uma portaria do Estado determina novas pautas para cervejas e chope de janeiro a junho deste ano, o que altera a base de cálculo de ICMS dos produtos. Ainda assim, cerveja e chope são alguns dos campeões de carga tributária , segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A do chope é de 62% e da cerveja, 42,7%.

Mesmo assim, o histórico recente de eventos mostra que os brasileiros continuam apreciando “sem moderação”.

Fonte: SuperHiper