Em Destaque · 03 dezembro 2021

A Geofusion trabalha com uma ferramenta inédita: o Potencial de Consumo Personalizado que facilita a tomada de decisões

No momento de realizar a expansão de lojas, as redes supermercadistas precisam entender e localizar um bom número de regiões potenciais.

Além disso, é necessário mapear a operação atual, para que não ocorra a chamada canibalização, cenário no qual duas ou mais unidades da mesma bandeira competem entre si.

Dentro deste panorama, boa parte dos desafios da expansão está na dificuldade de levantar uma grande quantidade de locais estratégicos, já que:

  • pontos com alto potencial podem estar lado a lado;
  • a seleção dos melhores pontos pode apresentar várias indicações na mesma região;
  • lojas atuais de uma rede possivelmente operam em regiões de alto potencial.

Uma forma dinâmica de identificar até que estágio é aceitável manter duas ou mais lojas bastante próximas é estimando o quanto a população residente ou trabalhadora está disposta a gastar com determinadas categorias de produtos.

Pensando neste complexo desafio, a Geofusion, líder em inteligência geográfica de mercado, criou uma informação inédita: o Potencial de Consumo Personalizado.

Este dado sobre a intenção de compra do brasileiro é mapeada para municípios, bairros e regiões específicas das cidades, chegando ao detalhe de quarteirão.

O diferencial para suas análises e decisões

O Potencial de Consumo Personalizado é uma metodologia exclusiva da Geofusion, líder em inteligência geográfica no País, que calcula, de forma customizada, o potencial de mercado de cada empresa/marca em todo o País, de acordo com os itens que compõem sua cesta de produtos/serviços:

  • Dados frescos

Refletem grandes variações no consumo ao longo do tempo, como as causadas pela atual pandemia.

  • Personalização

Dados altamente personalizados por necessidade de negócio e portfólio de produtos/serviços.

  • Granularidade

Detalhamento geográfico (nível de quarteirão) e de centenas de categorias de produtos/serviços. Ex.: chocolates, artigos pet, gastos com internet e cimento.

  • Dashboards

Reports customizados de acordo com categorias e subcategorias que a empresa deseja analisar, por estado, município, bairro ou setor censitário.

“Com a facilidade de manipular e analisar dados da Geofusion, foi possível obter maior assertividade nas projeções de faturamento, redução de despesas com consultoria externa e 96% de confiabilidade obtido nos testes comprovados após aberturas das lojas”, conta Daniel Cunha, profissional do time de Planejamento Estratégico do Grupo Pereira.

Os times de inteligência das redes de supermercados passam a ter um olhar ainda mais granular nas análises, direcionando o foco da expansão em regiões onde existem ótimas oportunidades de mercado.

Quer saber como sua empresa vai descobrir onde existe maior potencial para os produtos e/ou serviços que oferece? Clique no banner abaixo e peça para falar com um especialista Geofusion.

Fonte: SuperHiper