Conhecimento sobre consumidores e construção de cenários estão entre vantagens da ferramenta para o varejo
A tecnologia disponível para as empresas do varejo também inclui uma das principais novidades em relação à inteligência artificial, o ChatGPT. Apesar de toda a badalação que já existe em torno da ferramenta capaz de produzir textos com base em informações da web, para diversos empreendedores e empresários supermercadistas ela ainda é um enigma.
Para Roberto Wajnsztok, sócio diretor da Gouvêa Consulting, os supermercados podem melhorar sua operação aplicando o ChatGPT em relação ao levantamento de informação, conhecimento agregado e construção de cenários. “Considerando o cenário de supermercado, vejo duas principais aplicações: maior conhecimento sobre os interesses dos clientes e melhor construção de argumentos de venda, esclarecimento de dúvidas, abordagens assertivas para as equipes de vendedores e atendentes”, acredita.
Segundo o executivo da Gouvêa Consulting, outra aplicação seria na gestão de estoque e integração com outras plataformas já que o ChatGPT pode analisar os sistemas de PDV, como pedidos online e soluções logísticas para estimar a demanda futura de produtos.
A Sankhya, solução ERP para empresas com base em gestão com tecnologia e mobilidade, oferece integração com o ChatGPT para que seus clientes varejistas, atacadistas e distribuidores tenham suporte de IA para análise de dados. “Com a inovação, a análise de dados que já era eficiente, fica mais poderosa ao gerar gráficos e insights valiosos que auxiliam os executivos na tomada de decisões, com mais rapidez”, conta Rodrigo Ribeiro, Head de Marketing da Sankhya.
Falta de conhecimento e case varejista
De acordo com Ribeiro, a integração das plataformas com o ChatGPT permite melhores análises com o apoio da ferramenta e com o suporte de sua inteligência de dados. “Há uma profunda necessidade de investimento em dados e esse setor já investe bastante, mas não de maneira uniforme“, salienta. Para o sócio diretor da Gouvêa Consulting, existem alguns desafios que envolvem a aplicação dessa tecnologia nos supermercados. “Falta de conhecimento da empresa sobre o tema, dos funcionários sobre como usar e de definição de indicadores de performance, acompanhamento e análise de resultados”, aponta.
Roberto Wajnsztok entende que uma loja que usa o ChatGPT tem vantagens sobre seus concorrentes no varejo porque ela consegue adquirir mais conhecimento sobre os clientes, sobre a melhor forma de abordá-los e como convencê-los a comprar. “Além disso, o conhecimento adquirido na gestão do estoque melhora a cobertura da loja”, afirma.
O executivo da Gouvêa Consulting destaca o case Instacart, serviço de entrega e coleta de supermercado nos Estados Unidos e no Canadá, que passou a utilizar o ChatGPT para responder perguntas dos usuários sobre alimentos, sugestões de receitas, ingredientes e pratos de refeições saudáveis. “Ao detalhar o evento que está organizando, o software indica o que comprar e a quantidade, baseado em informações da internet processadas e organizadas pela inteligência artificial”, conclui.
Fonte: SuperVarejo