Em Destaque · 18 novembro 2022

Expansão de 23% ao ano na próxima década será impulsionada pelos avanços na automação, ampliação da oferta de plataformas e recuperação econômica

*Por Renato Muller

Um setor que crescerá 23% ao ano e, em 2023, movimentará quase US$ 2,8 trilhões. Essa é a expectativa da Future Market Insights para o e-commerce global de supermercados. A consultoria espera que o setor encerre este ano com US$ 350,5 bilhões em vendas, o que aponta para uma expansão de quase 8 vezes em 10 anos.

Esse crescimento vai acontecer com uma profunda mudança na experiência dos clientes, uma vez que a empresa projeta que, daqui a 10 anos, 90% das vendas online de supermercados acontecerão nos aplicativos nos smartphones. O varejo precisará repensar a experiência de navegação, busca, seleção e compra para torná-la mais amigável em dispositivos móveis.

Para a Future Insights, o aumento da renda da população depois do fim do atual período de incertezas dará um grande impulso às vendas digitais do setor de grocery, especialmente para as empresas que souberem aproveitar o desejo dos clientes por conveniência e serviços.

Outro fator que impulsionará o desempenho é o crescimento da automação da separação de produtos na retaguarda e da estrutura de delivery: os mercados de software, veículos autônomos e robôs terão um grande impulso.

Fonte: SuperHiper