Em Destaque · 26 outubro 2023

Cesta Abrasmercado registra queda de -6,52% no ano

O consumo nos Lares Brasileiros acumula alta de 2,62% de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.

Em setembro, o consumo se manteve no patamar de crescimento do mês anterior (+0,80%), ou seja, setembro x agosto. Na comparação com setembro de 2022, o crescimento é de 1,10%.

O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O consumo se mantém firme e tende a seguir neste ritmo até o final do ano, uma vez que passamos a compará-lo com uma base forte de crescimento. Há de se recordar que foram injetados cerca de R$ 41,2 bilhões na economia com a PEC dos Benefícios no ano anterior, que impulsionou o consumo no segundo semestre. Neste ano, os recursos escalonados e mais previsíveis movimentam a economia e sustentam o consumo no domicílio, assim como as quedas consecutivas nos preços dos alimentos”, analisa o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.

Em setembro, dentre os principais recursos injetados na economia estão: R$ 14,58 bilhões do programa Bolsa Família, R$ 2,3 bilhões em pagamentos de
Requisições de Pequeno Valor (INSS), R$ 2 bilhões do 5º lote de Restituição do Imposto de Renda. No final de agosto, cerca de R$ 7,3 bilhões foram repassados
pelo Governo Federal aos Estados e aos Municípios para pagamento retroativo e parcelas até dezembro do Piso Nacional da Enfermagem.

Para outubro, estão previstos os repasses de R$ 14,67 bilhões do Bolsa Família – com o acréscimo do Benefício Variável Familiar Nutriz que contempla crianças de 0 a 6 meses, o lote residual de imposto de renda de R$ 643,3 milhões para 354 mil contribuintes, R$ 2 bilhões para pagamento de Requisições de Pequeno Valor (INSS), pagamento do Auxílio-Gás perfazendo montante de R$ 584,3 milhões

Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)