Em Destaque · 08 janeiro 2025

O turnover é um dos maiores desafios do setor, e pode custar entre 30% e 150% do salário anual de um funcionário, considerando os custos financeiros de recrutamento, treinamento e perda de produtividade. A saída de colaboradores também pode afetar a moral da equipe, aumentar a carga de trabalho dos que permanecem e prejudicar a coesão da cultura organizacional.

Em 2023, o índice de rotatividade de colaboradores em supermercados atingiu 58,2%, segundo levantamento da Future Tank, consultoria econômica da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro). Isso significa que, na média, a cada ano mais da metade dos colaboradores é trocada nas empresas.

No Estado do Rio de Janeiro esse índice é de 37,9%, enquanto em São Paulo é de 52,8%. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo os índices são superiores à média nacional com 68,1% e 70,1%, respectivamente. 

Segundo a especialista Ana Gusmão, diretora de práticas de gente da Falconi, alguns dos principais fatores que influenciam esse problema são o desalinhamento cultural, oportunidades de crescimento limitadas, insatisfação com a liderança e pacotes de remuneração não competitivos. Questões pessoais, como mudanças geográficas, além de fatores de estresse, como o burnout, também contribuem para a rotatividade.  

Diante do cenário desafiador, Ana aponta que as empresas precisam adotar uma abordagem estratégica e personalizada, algo que inclui:

Desenvolver líderes eficazes

Gestores precisam ser inspiradores, portanto, investir na capacitação desses profissionais pode aumentar o engajamento das equipes.

Fortalecer e gerenciar intencionalmente sua cultura organizacional

A cultura é uma palavra-chave para reduzir o turnover. Segundo Ana, criar uma cultura forte, coesa e um ambiente de trabalho que promova bem-estar, diversidade e inclusão são fundamentais para engajar e reter colaboradores.

Promover o desenvolvimento de carreira

Outro fator essencial, é implementar programas de mentoria e treinamento, além de oferecer planos de carreira claros. Isso faz com que os colaboradores se mantenham engajados e consigam enxergar um futuro dentro da empresa.

Oferecer pacotes de benefícios competitivos

Ana também ressalta que salários e benefícios atraentes são essenciais para manter os funcionários. 

Porém, é importante que varejistas não sigam um “guia pronto”, mas sim busquem entender sua organização, cultura e todas as dinâmicas que envolvem a experiência do colaborador.

Fonte: SA+ Ecossistema Varejo