Conveniência de não precisar sair de casa para abastecer a despensa e preço menor que nas lojas físicas são fatores preponderantes para consumidores continuarem a adotar esse estilo de compra
A pandemia do novo coronavírus e as medidas necessárias de isolamento e de distanciamento social foram fatores que impulsionaram os hábitos de compra online dos consumidores brasileiros em 2020 e 2021, e o setor de supermercados também demonstrou esta tendência.
A pesquisa “Consumo On-line” da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, divulgada em maio de 2021, mostrou que 91% dos brasileiros afirmam ter comprado pela internet no último ano; ante 86%, em 2019. O crescimento nas compras online de supermercado também foi significativo: 30,3% das pessoas fizeram supermercado pelo celular ou computador, frente a 9,2%, na amostragem de 2019.
A conveniência e o preço mais baixo ante o varejo físico são os dois principais fatores que estimulam os consumidores a optarem pelas compras online. Na pesquisa ˜Consumo On-line”, 41% atribuíram este comportamento de compra à conveniência e 39% ao preço baixo. Tanto que, mesmo passada a pandemia, a tendência de compras de supermercado online deve permanecer. Segundo análise da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International no relatório “Supermarkets in Brazil”, de fevereiro de 2021, é provável que a conveniência das compras online de supermercado continue a apoiar o crescimento do e-commerce de alimentos e bebidas.
Neste sentido, é essencial que o supermercado online ofereça ao consumidor uma experiência fácil e simples para fazer suas compras e variadas opções de entrega a domicílio, aliando rapidez ao processo, e formas de pagamento que se adequem a diversos perfis de consumidores. “Como não há o contato humano, como em uma loja física, um diferencial é ter uma equipe própria de entrega, com pessoas capacitadas e dedicadas a fazer o pedido chegar ao consumidor com a mais alta qualidade. Ter à disposição formas de pagamento que se adequem à necessidade de todas as classes sociais também é essencial no nosso país: aceitar pagamento por cartão no App, na maquininha e dinheiro em espécie são características que democratizam a experiência online do cliente”, afirma Giselle Tachinardi, diretora de crescimento e marketing do Merqueo no Brasil.
Em termos de economia, os supermercados online também apresentam vantagens. “Nosso modelo de negócios prevê a negociação direta com a indústria e os produtores. Além disso, temos o domínio de toda a cadeia: desde o centro de distribuição, à logística e a estrutura para entrega. Com uma operação enxuta e eficiente, conseguimos repassar economias significativas no preço final para o consumidor”, completa Giselle. “Isso nos permite, por exemplo, sermos os mais econômicos do mercado na cesta de produtos básicos da despensa, segundo pesquisa recente que fizemos em comparação com outros players do varejo online. Em nosso portfólio e preço de entrega somos cerca de 20% mais baratos que outras opções de supermercado online”, completa Giselle.
Fonte: Segs