A quarta edição da Festa do Pequi das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO) reuniu mais de três mil pessoas na última quarta-feira, 23 de outubro. Cerca de quatro mil refeições foram servidas, com destaque para a maior panela de arroz com pequi do mundo.
A Associação Goiana de Supermercados (Agos), representando o setor supermercadista e especialmente o hortifruti, desempenha um importante papel na Festa do Pequi, refletindo sua forte conexão com a Ceasa-GO. “A associação apoia o evento não apenas por promover a cultura e a economia do Cerrado, mas também por reforçar o compromisso com melhorias que beneficiam o mercado”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto, que esteve presente no evento.
Somado a isso, ele ressalta as ações de avanço que dois de seus conterrâneos da cidade de Goianésia estão adotando na condução do entreposto. Sob a gestão de Manoel de Castro e Jairo Pacheco, a Ceasa-GO passou por avanços significativos, de acordo com Sirlei Couto, incluindo o recapeamento das vias e melhorias na distribuição de mercadorias, o que otimizou o fluxo de produtos, além do reforço na segurança com policiamento ostensivo, o que trouxe mais tranquilidade aos compradores.
“Nos últimos anos, a Central de Abastecimento implementou reformas significativas, reorganizando significativamente a logística do setor. Isso beneficiou a movimentação de produtos e o atendimento, atraindo clientes de diversas regiões do Estado, especialmente no setor hortifrutigranjeiro, do qual a Agos é um importante representante”, ressalta.
Safra
Em termos econômicos, a safra 2021/2022 do pequi apresentou um aumento significativo na produção, superando 5 mil toneladas, com vendas que ultrapassaram R$ 7,5 milhões, reforçando a importância do fruto para a economia regional. Os números, que vêm crescendo a cada ano, são animadores e estabelecem cada vez mais uma aliança sólida junto aos supermercados, evidenciando que essa parceria é fundamental para impulsionar o desenvolvimento e a valorização do setor.
História
A Festa do Pequi na Ceasa-GO teve sua primeira edição em 2021, celebrando o reconhecimento do pequi como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Desde então, o evento tornou-se anual, com o objetivo de promover a cultura do Cerrado e destacar a importância econômica do fruto para a região. Com cada nova edição, a festividade reúne milhares de pessoas para saborear o tradicional arroz com pequi e celebrar as tradições regionais.
Além da clássica degustação de um prato com a cara do Estado, a programação inclui atividades culturais como apresentações folclóricas e música regional. Em 2024, a 4ª edição marca um momento especial: a comemoração do Dia Estadual do Pequi, comemorado no dia 23 de outubro, instituído pela Lei 22.229/2023, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Além de valorizar a cultura, o evento simboliza os avanços estruturais na Ceasa-GO, que incluem melhorias logísticas e reforço na segurança, beneficiando compradores de todo o Estado. O polo de abastecimento, que é um dos principais centros de comercialização de pequi no Brasil, também aproveita a ocasião para mostrar sua relevância operacional, estratégica e funcional.
Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare