A primeira reunião extraordinária da diretoria da Associação Goiana dos Supermercados (Agos), que ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), trouxe para os diretores e membros presentes informações sobre o Código 2D, apresentado pelo diretor institucional da GS1, Paulo Caprina. A tecnologia traz revolução e facilidade aos processos de compra e venda. “A capacidade de armazenar dados foi ampliada, ao mesmo tempo em que o espaço ocupado pelo código foi reduzido. O 2D veio para trazer maior controle de lotes e rastreabilidade, aumentando a segurança dos produtos”, disse.
“A gestão da cadeia de abastecimento viu a necessidade de melhorias nos diversos controles, de se conhecer a jornada do produto até chegar no consumidor”, informou Caprina. As empresas precisavam inserir mais informações nos produtos, que não eram mais suportadas apenas em um código de barras. Outros códigos e símbolos foram implementados, comprometendo o design dos produtos e a experiência do consumidor. “Em um mercado cada vez mais atualizado, a empresa pode sair à frente na transição dos códigos de barras, com a implantação do 2D. A capacidade de armazenar dados foi ampliada, ao mesmo tempo em que o espaço ocupado pelo código foi reduzido”, assegurou Caprina.
O que é o código 2D?
Código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional. Ele utiliza ambas as dimensões, horizontal e vertical, para codificar dados em uma pequena área. Existem algumas variáveis do Código 2D, porém o mais conhecido no mercado é o QR Code.
Varejo
De acordo com Caprina, o varejo terá muitos benefícios com o código 2D, principalmente no PDV. Os produtos já virão de fábrica com mais informações prontas na embalagem que poderão ser automaticamente inseridas em seu sistema de gestão, aumentando a produtividade das empresas.
Além disso, o código bidimensional facilita o controle de estoque, garante segurança na hora da compra, traz agilidade de leitura e também a prevenção de perdas, principalmente em produtos perecíveis.
Ações internas
Além da participação do representante da GS1, o evento trouxe diversos assuntos importantes para o setor supermercadista goiano como: o relatório das ações judiciais em curso, leis relevantes de interesse do segmento, reforma tributária, lei de resíduos sólidos, convenção coletiva e o anúncio do Prêmio Carrinho de Ouro, que acontece no dia 12 abril deste ano, apresentado pelo presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto. “O objetivo deste evento é destacar e premiar empresas que trouxeram relevância em suas áreas, enfrentando desafios, e, mesmo assim, trazendo profissionalismo e determinação, obedecendo os critérios de escolha”, destacou Sirlei.
O vice-presidente da Agos, Gilberto Soares, destacou a importância do encontro e do evento trazer assuntos tão importantes para o setor. “Hoje temos muitas amarras. Estamos engessados com essa questão tributária. As pequenas e médias empresas acabam tendo que contratar consultorias e realizar auditorias para saber dos direitos de ressarcimento da União ou do Estado, recolhimento errado e muitas alíquotas. Precisamos de um acompanhamento rigoroso”, apontou Gilberto.
Supermercadistas da capital e do interior que participaram da reunião, além de trocar experiência, puderam compreender as ações da Agos e sua luta por direitos dos associados.
Fonte: Assessoria de imprensa Agos/Comunicare