Em Destaque · 28 maio 2021

Dados da GS Ciência do Consumo demonstram que a pessoa engajada com promoções direcionadas, leva o dobro de itens com valor agregado maior

Com a pandemia, muitos clientes deixaram de ir fisicamente às lojas representando um dos grandes desafios do varejo brasileiro. E uma das formas de levar o shopper à loja é atuar por meio de ações de fidelização e engajamento, sempre embasadas pela Ciência do Consumo. Uma análise feita pela GS Ciência do Consumo em 25 milhões de transações de vendas em supermercados, hipermercados e cash&carry em todo o Brasil, em abril, mostra que cliente fidelizado e engajado compra muito mais. Para se ter uma ideia, em abril, o ticket médio do cliente fidelizado nestes três canais de venda cresceu 6,77%. Já o de consumidores não fidelizados recuou 3,51% no mês.

Em relação ao número de itens colocados no carrinho, em abril: os engajados, levaram em média quinze produtos para casa, praticamente o dobro em relação aos clientes não fidelizados que saíram com 7 artigos na sacola.

Para Fernando Gibotti, CEO da GS Ciência do Consumo e especialista em comportamento do consumidor, o futuro do varejo está ligado diretamente ao engajamento do cliente, ao quanto o consumidor é fidelizado. “Por isso, criar campanhas promocionais inteligentes, que analisam o perfil do consumidor, se comunicam de forma assertiva e oferecem benefícios personalizados, hipersegmentados, fazem cada vez mais a diferença no crescimento do faturamento das lojas”, declara Gibotti.

A fim de mostrar a diferença no engajamento de compra do cliente fidelizado em relação ao não fidelizado, em 2020, a GS apresentou o IFEV-GS, Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo, que, mensalmente, a partir da análise do ticket médio das compras nos canais supermercados, hipermercados e cash&carry, comprova que cliente engajado realmente compra mais. “Hoje, a maioria dos varejistas possui programas de relacionamento. Mas, além da campanha, é importantíssimo medir a efetividade das ações, é preciso ter métricas para saber se a estratégia está sendo eficaz”, explica. “O IFEV-GS é o primeiro indicador de mercado para medir os programas de relacionamento”, afirma o CEO.

Em abril de 2021, o IFEV-GS alcançou 106,24%, ou seja, o cliente engajado, que participa de programas de relacionamento, consumiu mais que o dobro do que o shopper não fidelizado em cada compra. “E ter clientes fidelizados e engajados fizeram muito a diferença para o faturamento do varejo desde que começou a pandemia”, afirma o executivo. “Em abril de 2020, o IFEV-GS ficou em 93,96% e, de lá para cá, só apresentou crescimento”, finaliza.

Fonte: SuperHiper