Em Destaque · 27 abril 2022

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com as redes do setor, está investindo nos planos de abertura de cinco negócios com o intuito de uni-las e fazer com que sejam mais competitivas.

A iniciativa, em parte, é uma resposta ao ambiente de concorrência que tem se espalhado em diversos setores da economia, que não eram tidos como competidores das cadeias. 

Segundo o Valor Econômico, as ações a serem tomadas para a implantação do projeto, serão discutidas em setembro, no fórum anual das supermercadistas, o maior evento do segmento.

Iniciativas

Existem três iniciativas consideradas centrais pelo fato de estarem relacionadas à venda on-line e o braço de serviços financeiros e de novos negócios. São elas:

  1. Criação ou compra de um banco para prestar atendimento às cadeias associadas;
  2. Desenvolvimento de um fundo imobiliário, que será administrado por uma gestora, na qual já estão com negociações em andamento;
  3. Abertura de um “marketplace” constituído pelos associados. A Abras já consultou indústrias e instituições financeiras sobre os projetos.

Plataforma educacional e Hub

Também está nos planos da Abras, a criação de uma plataforma educacional e um “hub” de inovações. Atualmente, esses serviços chamam mais a atenção do mercado, com reuniões com investidores e potenciais parceiros, além de negócios na área digital e financeira.

Como parte das companhias que fazem parte da associação são redes tradicionais e familiares, seus negócios permanecerão independentes, contudo, com o objetivo de alavancar em eficiência, dividirão estruturas e serviços em comum.

O que é Marketplace?

Marketplace significa mercado e essa funcionalidade possibilita que, apenas em uma plataforma, várias lojas diferentes possam vender seus produtos, sendo uma espécie de shopping virtual, onde compradores e vendedores podem fazer negócio.

Abras

A missão da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) tem a responsabilidade de responder e trabalhar pelo setor dos supermercados que movimenta 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e emprega cerca 3 milhões de pessoas de forma direta e indireta e atende 28 milhões de consumidores por dia.

Fonte: Seu Crédito Digital