Em Destaque · 06 julho 2022

 As mudanças com o encerramento do Extra Hiper já começam a se concretizar na operação do GPA, com a transformação de antigos hipermercados em novos supermercados. Pela primeira vez em cerca de 14 anos, a companhia também volta a focar todas as suas estratégias no consumidor final, com a cisão do Assaí Atacadista, finalizada em 2021, após a associação das empresas em 2007. “Agora, nós somos uma empresa de supermercados. E todo supermercado tem foco no consumidor. Acho que esse é o grande momento para o GPA, porque efetivamente a gente volta para a raiz de varejo tradicional, para ser uma empresa mais voltada a atendimento e experiência de compra, do que para promoção”, analisa, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Gino Castro, diretor de operações do Mercado Extra e do Compre Bem.

Dez Conversões Finalizadas

Com posicionamento de supermercado “mainstream”, o Mercado Extra tem presença em diferentes capitais e o Compre Bem representa, para o GPA, uma oportunidade de “ser a loja de cada cidade”, tendo como concorrentes redes locais do interior paulista. As duas bandeiras ganharam novos pontos de venda convertidos do Extra Hiper. Na última semana, o Compre Bem inaugurou duas lojas. Já o Mercado Extra abriu quatro unidades e iniciará a operação de mais duas filiais nesta semana, em Cabo Frio e Teresópolis (RJ). “Ao todo, o Mercado Extra terá nove novas lojas. As outras três inaugurações acontecerão entre agosto e setembro”, antecipa Gino. Em 2022, a expansão acontecerá apenas através das conversões, mas a companhia segue avaliando oportunidades de crescimento orgânico. “Com a saída do hiper, um dos grandes desafios é rentabilizar o modelo. Depois, teremos um leque maior para expandir.”

Destaque para Áreas de Atendimento

Para aproveitar o espaço dos hipermercados, o GPA implementou novas áreas em seus supermercados, além de investir em formação dos colaboradores que foram realocados, com foco em personalização da venda. “No Mercado Extra, colocamos miniadegas com caixas express na entrada das unidades de Campo Limpo e Itaquera, em São Paulo. Todas as entradas têm lanchonetes, com pizzarias e pastelarias que aceitam encomendas. Ampliamos as áreas de atendimento e valorizamos o açougue. O Compre Bem, por exemplo, tem um histórico de o açougue representar 20% das vendas das lojas”, destaca o diretor. Em fase inicial, o projeto de miniadega será replicado nos demais supermercados, baseado no crescimento da categoria no digital – onde as vendas têm mais do que dobrado.

Tendências para o Varejo

Os próximos projetos da companhia incluem outras pequenas melhorias no chão de loja. “Com a incorporação societária do Compre Bem ao GPA, em maio, podemos usar nossa estrutura para melhorar sortimento e adicionar novas categorias.” Entre as novidades da bandeira, estão o início da comercialização de marcas próprias e a instalação de peixarias. Até dezembro, também haverá inovações em adega e padaria. Para Gino, o reforço em atendimento e personalização integra um movimento que, apesar de ter ganhado destaque em outros formatos, é tendência no varejo supermercadista. “O atacado não vai conseguir fazer isso, porque envolve custos e ele é voltado para autosserviço total. Toda vez que o atacado começar a investir em atendimento, vai subir custo e automaticamente ele perderá o atrativo forte de preço. Então, no varejo, a tendência é estar focado no consumidor, e não no volume promocional”, conclui o diretor.

Fonte: Giro News