
Na tarde da última segunda-feira (17), o conselheiro Mário Júnior participou da reunião especial proposta pela Associação Comercial de Aparecida de Goiânia (Aciag), para discutir a “Lei dos Grandes Geradores de Resíduos” e suas implicações para o setor empresarial aparecidense. Mário Júnior representou a Associação Goiana de Supermercados (Agos) na ocasião, e participou da discussão de estratégias para solucionar a questão.
A pauta da reunião envolveu a responsabilidade dos grandes geradores no descarte de resíduos (ou seja, empresas que produzem mais de 50 kg por dia ou 1.400 kg por mês), as possíveis soluções e parcerias necessárias, e formas de reduzir os custos de descartes, monetizar resíduos e estabelecer práticas sustentáveis como um diferencial competitivo.
Durante o encontro, foi acordado um prazo para que a cobrança comece a ser feita de acordo com a quantidade de resíduos produzida, e a necessidade de estabelecer parâmetros para categorizar os alvos de cobrança e decidir um destino final para os resíduos a serem descartados.

A participação da população foi uma sugestão levantada para diminuir a produção de resíduos, estratégia que pode ser colocada em prática por meio do setor supermercadista. “Temos uma média de 5 a 8 supermercados por município em Goiânia e na região metropolitana, e um total de mais de 260 municípios. Todo mundo vai aos supermercados, então temos uma relação direta com o cidadão. Essa relação pode ser utilizada para falar com as pessoas sobre consumo consciente”, afirma Mário. “Essa estratégia, entretanto, precisa ser pensada em profundidade, em parceria com a prefeitura e os empresários de Goiânia e de Aparecida.”
Na reunião, também estiveram presentes o secretário da Fazenda de Aparecida, Carlos Eduardo Rodrigues; a secretária do Meio Ambiente de Aparecida, Pollyana Oliveira Borges; o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wolney Wagner; e o secretário da Procuradoria Geral do Município, Fábio Camargo; além de representantes e diretores da prefeitura de Aparecida de Goiânia, do Buriti Shopping e de empresas localizadas no Polo Empresarial.