Em Destaque · 27 agosto 2024

De 18 de agosto a 22 de agosto, os membros da Agos Jovem estiveram em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul para participar do II Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas (ENAJOS) e da 41ª edição da ExpoAgas, eventos promovidos pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Antecipando a realização da ExpoAgas, o encontro é um evento organizado pela AGAS Jovem, projeto de inclusão e capacitação de jovens supermercadistas da Agas. Em seus dois anos de realização, o ENAJOS tem sido apoiado por associações de todo o País na criação de oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos jovens sucessores do setor supermercadista. Com visitas técnicas a diferentes empresas, os participantes têm acesso a oportunidades únicas dentro do segmento, com experiências físicas, teóricas e tributárias.

II ENAJOS

Lázaro Jorge Messias Soares, filho de Gilberto Soares da Silva, que comanda o Super Ponto Final e é vice-presidente da Agos, é membro da Agos Jovem e esteve presente nas programações da feira gaúcha. Para ele, os momentos únicos proporcionados pelos eventos criaram possibilidades ímpares de crescimento e desenvolvimento. “Pudemos participar de um rede de network gigantesca, tanto com o pessoal da AGAS Jovem quanto com as demais associações do Brasil”, afirma Lázaro. No total, cerca de 70 jovens supermercadistas de todo o País participaram da ENAJOS neste ano, sendo 11 de Goiás, resultando em diferentes olhares, experiências e compartilhando novidades entre si. “Aproveitei bastante a presença de tantas pessoas com conhecimento vasto sobre nosso varejo alimentar. Na ExpoAgas, que contou, inclusive, com expositores goianos, pude firmar novas parcerias e fortalecer outras”, conta Lázaro Soares.

“Fomos bem recebidos desde o início, e logo pudemos perceber o nível em que os supermercadistas de lá atuam”, explica o conselheiro da Agos Jovem, Alceu Rodrigues. Empresário supermercadista e associado da Agos, Alceu relata que os jovens da AGAS Jovem são introduzidos no varejo ainda crianças, para que tenham o máximo de experiências e familiaridade com o setor. Assim, o nível de profissionalismo é desenvolvido do início e levado durante toda a jornada. “O mais encantador foi ver que funciona, que existe uma solução para o nosso varejo, e que ela vem da nossa união, do profissionalismo e de uma mentalidade mais evoluída”, conta. Além do incentivo a uma preparação profissional mais intensa dos jovens supermercadistas, os supermercados associados à AGAS também foram um exemplo de comprometimento com novas tecnologias e qualidade na prestação de serviço. “O que vimos é uma inspiração para nós supermercadistas, para nossos eventos, nossos jovens e nossos estabelecimentos. Visitamos supermercados da seleção da AGAS e conhecemos estabelecimentos modelos, com muita qualidade nos equipamentos e na entrega na experiência do cliente”, afirma Lázaro Soares. De acordo com ele, toda a programação foi capaz de inspirar os jovens do segmento supermercadista goiano a crescerem e buscarem melhorias e soluções para as empresas de seus pais.

Experiência e capacitação

Enquanto as atividades do ENAJOS se iniciaram no domingo (18), a Agos Jovem frequentou a ExpoAgas 2024 na segunda (19) e na terça-feira (20). A maior feira do setor supermercadista de todo o Cone Sul, a ExpoAgas reuniu palestras sobre economia, tendências de mercado, estratégias públicas, novas tecnologias e assuntos voltados para o desenvolvimento do varejo não só do Rio Grande do Sul, mas de todo País. No dia 20 de agosto, o escritor e jornalista Fabrício Carpinejar participou do painel “Liderar e viver sem se poupar” para encerramento do ENAJOS 2024. Para o próximo ano, Lázaro Soares afirma que os planos são de levar mais participantes para a 3ª edição do ENAJOS, objetivando agregar mais conhecimento e oferecer mais oportunidades aos jovens supermercadistas goianos.

Agos Jovem

A Agos Jovem é o braço direito da Agos na sucessão das empresas associadas. Destinada aos jovens sucessores do setor supermercadista goiano, é um projeto voltado para a capacitação de seus membros através de encontros com representantes, fornecedores e grandes nomes por trás de marcas e empresas que se destacam nas áreas de interesse do segmento supermercadista.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare