Em Destaque · 03 outubro 2025

Iniciativa visa evitar judicializações e promover soluções mais rápidas, econômicas e eficientes para o setor supermercadista

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) recebeu, nesta sexta-feira (03/10), a visita de representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O encontro contou com a presença de Diego Ribeiro Malta e Larissa Oliveira Silva Maia, que foram recepcionados pelo superintendente da Agos, Augusto Almeida, na sede da entidade.

Na ocasião, foi alinhada uma importante parceria entre a Agos e o Núcleo de Conciliação do TJGO. O objetivo é disponibilizar aos supermercadistas associados a possibilidade de realizar acordos extrajudiciais, de forma rápida e segura, com o apoio da estrutura do Tribunal de Justiça. A iniciativa busca prevenir litígios e facilitar a resolução de conflitos antes mesmo que sejam levados ao Judiciário. “Essa será uma grande conquista para os nossos associados. Vamos oferecer uma alternativa eficiente para resolver questões de forma amigável, com menos custos, menos burocracia e mais agilidade. É uma forma de cuidar do empresário, evitar desgastes judiciais e manter a boa relação entre as partes”, destacou Augusto Almeida, superintendente da Agos.

A atuação do Núcleo de Conciliação do TJGO segue os princípios da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos, conforme previsto na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os acordos podem envolver questões como relações contratuais, cobranças, fornecimentos, locações, entre outras situações comuns no dia a dia dos negócios supermercadistas.