O presidente da Associação Goiana de Supermercados, Gilberto Soares, e representantes do setor produtivo da Capital se reuniram com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, na manhã desta quarta-feira (14/07), para tratarem sobre as mudanças no decreto que estabelece as regras de funcionamento para o segmento. A grande novidade do encontro foi a liberação dos cinemas e teatros que estavam há mais de 400 dias fechados por conta da Covid-19.
A flexibilização só está sendo possível por conta da parceria entre setor público e privado. “O setor produtivo sempre se mostrou aberto ao diálogo. Quando precisávamos fechar, os dados epidemiológicos à época eram apresentados e eles nos atendiam. Agora, como estamos em uma situação mais segura, é possível flexibilizar um pouco mais as medidas”, diz Cruz.
Uma das mudanças fica por conta do comércio. A partir de amanhã, está liberado o funcionamento de acordo com o alvará de cada estabelecimento. Gilberto pontuou junto ao prefeito e ao titular da pasta da Saúde, Durval Pedroso, sobre a liberação de degustação de produtos alimentícios nos supermercados e o modo como é aferida a temperatura dos clientes nas lojas. “Minha sugestão é que seja instalada nas entradas dos supermercados totens com aferidor de temperatura corporal e dispenser de álcool em gel, sem a necessidade de um colaborador, do mesmo modo como nas entradas de shoppings. Estamos aguardando a resposta”, observou.
Novidade
Com o novo decreto, os bares e restaurantes poderão funcionar até as 3 horas da manhã, aumentando o limite de 6 para 8 pessoas por mesa e com capacidade máxima de 50% de ocupação. Já os cinemas, teatros e circos, voltarão a abrir com a metade da capacidade de cada local, respeitando as medidas sanitárias como a utilização de máscara, aferição de temperatura e álcool em gel.
Foto: Jackson Rodrigues
Fonte: Assessoria de Imprensa Agos, com informações da prefeitura de Goiânia.