Em Destaque · 24 novembro 2021

As conquistas do setor supermercadista em 2021 foram celebradas durante o jantar comemorativo, promovido pela ABRAS, no dia 12 de novembro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O evento contou com a presença de centenas de varejistas de todo o Brasil, executivos da indústria, autoridades governamentais, presidentes e representantes de associações estaduais de supermercados. Inclusive o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva esteve prestigiando as tradicionais homenagens concedidas nesta ocasião, como o Supermercadista Honorário, o Executivo do Ano e o Prêmio Dove “Mulheres que Inspiram no Varejo”.

O presidente da ABRAS, João Galassi, deu as boas-vindas aos presentes e abriu as celebrações ressaltando que a atividade supermercadista pode ser expressada na palavra união. Galassi ainda afirmou que “a união é que move nosso importante trabalho, dedicado a servir os 28 milhões de consumidores que passam diariamente pelos supermercados, responsáveis por movimentar 7,5% do PIB brasileiro”. Na sequência ele compartilhou que o Dia Nacional do Supermercado é comemorado desde 12 de novembro de 1968, data da regulamentação da atividade e também do nascimento da ABRAS, “a casa dos supermercados brasileiros”.

Após agradecer os precursores do autosserviço nacional, as entidades estaduais e aos seus professores e amigos da APAS, João Galassi fez questão de ressaltar que “todas as nossas conquistas, sejam elas regulatórias, mercadológica ou institucionais, nasceram de dentro para fora e do conhecimento técnico dos comitês e do fortalecimento do time da ABRAS.”

O presidente da entidade também chamou atenção para a chegada de 2022. Ele revelou que daqui em dezembro haverá uma reunião com as maiores consultorias do mundo, além do Pacto Global da ONU e os executivos da ABRAS para compartilhar informações, desafios e os detalhes da agenda estratégica do setor supermercadista e do varejo alimentar nacional. O objetivo, segundo ele, é conhecer a visão e as perspectivas que este grupo de alto nível tem a respeito do setor supermercadista. Ele prometeu que posteriormente, todos os supermercados receberão este relatório para orientar seus planos de negócios para 2022.

Visão de futuro

Ainda em seu discurso, Galassi relembrou a importância de os varejistas continuarem investindo no mundo digital, que ganhou ainda mais relevância em função da pandemia. Galassi também enfatizou o lançamento do Marketplace do setor em breve. “Agora, vamos avançar em conjunto para fortalecermos o Marketplace do setor supermercadista brasileiro. A ABRAS já aprovou seu parceiro estratégico para preparar um plano de implementação desta plataforma, que colocará o varejo alimentar em um outro patamar”.

A respeito dos desafios conjunturais que impactam todos os setores da economia, Galassi refletiu que, mais do que nunca, o varejo precisa voltar seus olhos, ouvidos e coração para o que os consumidores sinalizam em termos de expectativas e desejos, traduzindo isso em ações estratégicas e operacionais de forma rápida. Outro passo vital é zelar pela qualificação da força de trabalho.

Fonte: Assessoria de imprensa ABRAS