Em Destaque · 06 dezembro 2021

Setor está posicionado para ocupar espaços em mais momentos de alimentação; veja como se preparar para essa nova realidade do setor

As áreas de alimentos preparados estão entre as mais lucrativas dos supermercados. Quanto mais os varejistas avançam nessa categoria, porém, mais aumenta a competição com os restaurantes. E, nessa disputa, os supermercados podem estar em vantagem: segundo o relatório “The Power of Foodservice in Retail 2021”, do FMI, 39% dos consumidores consideram os supermercados como substitutos tanto para refeições em casa quanto para restaurantes.

O portal Supermarket News elencou 9 maneiras como os supermercados podem competir de forma mais efetiva com os restaurantes nos segmentos de refeições prontas e catering. Aqui vão elas:

  1. Ofereça refeições em porções individuais, para 2 e 4 pessoas: essa é uma forma de alcançar uma base maior de clientes, indo além de embalagens de tamanho único que não funcionam para muitos perfis de consumidores.
  2. Promova suas opções de refeições prontas: a sinalização no PDV, as ações de e-mail marketing e os posts em mídias sociais são exemplos de canais próprios pelos quais os supermercados podem divulgar suas ofertas de refeições. Varejistas com presença forte nas mídias sociais devem aproveitar para promover seus cardápios no almoço e no jantar, para atrair o interesse dos clientes em tempo real.
  3. Ofereça a possibilidade de compra em grupo: dessa forma, famílias, amigos ou um grupo de colegas na empresa podem fazer um único pedido para entrega.
  4. Crie promoções: faça como os próprios restaurantes, que fazem ações do tipo “gaste X reais e ganhe uma bebida” ou possuem cartões fidelidade. Isso ajuda a elevar o tíquete médio e aumentar a recorrência de compras.
  5. Crie pratos sazonais: essa é uma forma de sempre atrair os clientes com novidades e aproveitar oportunidades de temporada. Utilize ingredientes que são vendidos no supermercado para reduzir o desperdício.
  6. Desenvolva combosprepare refeições completas, com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, a preços promocionais, para facilitar o processo de compra e oferecer vantagens aos clientes.
  7. Aproveite o programa de recompensas: inclua a operação de alimentação pronta em seu programa de fidelidade, tanto para a pontuação quanto para o resgate de benefícios.
  8. Permita pedidos online e pelo aplicativo: se o seu supermercado está competindo com os restaurantes, deve usar no mínimo as mesmas armas que eles. Como boa parte do varejo alimentar já vende online os itens tradicionais (mercearia, hortifruti), inclua as refeições prontas e o catering entre aspossibilidades de venda digital.
  9. Ofereça rastreamento em tempo real: assim como acontece nos apps de delivery, mostre para os clientes onde está o pedido deles. Transparência gera confiança.

Os supermercados podem obter um grande diferencial se reforçarem seu foco no negócio de refeições prontas. É uma oportunidade que oferece conveniência e pode atrair um novo fluxo de clientes para a sua loja.

Fonte: SuperHiper