Estudo realizado pela SBVC aponta, ainda, que 58% desses consumidores querem pertencer ao metaverso
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acredita que em 2021 os brasileiros com 60 anos ou mais passam de 31 milhões – ou 15% da população. Esse dado pode proporcionar muitas oportunidades de negócios para muitos segmentos da economia, já que, mesmo envelhecendo, esse público está adotando novos hábitos de consumo.
Pensando neste futuro cenário, a SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em parceria com a AGP Pesquisas atualizou a pesquisa feita nos últimos 6 anos com informações sobre os atuais hábitos de compra da população com idade superior a 60 anos. “Realizamos este estudo todos anos para analisar os fatores que levam este público a comprar, que aspectos eles mais valorizam em sua jornada de compra e a presença digital deste público no varejo. Além disso, avaliamos a experiência de compra e os aspectos mais valorizados no consumo de produtos e serviços”, comenta Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
O estudo da SBVC contou com 500 entrevistados. 85% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 84% versus 24% em 2017. Sendo que, desses consumidores mobile, 66% compram via aplicativos, versus 12% em 2017.
É importante ressaltar que 74% dos consumidores 60+ afirmam que o principal motivo para comprar online é “Não precisar sair de casa”. Porém, dos consumidores 60+ que não compram online, consideram “Touch and feel” principal entrave.
Sobre a experiência no ponto de venda dos supermercados, os consumidores a consideram positiva, 80% apreciam a experiência, sob análise de “Top2Box”, soma das opções “Muito boa” e “Boa”, versus 67% em 2017. Shopping centers mantêm em 67% quando comparado com o ano de 2017, considerando “Top2Box”. Farmácias e Drogarias oferecem uma das melhores experiências a esse consumidor, 84% sentem que sua jornada de compra a esse tipo de loja é positiva, sob a análise de “Top2Box”.
Pelo tamanho que esta parcela da população irá representar nos próximos anos, é importante cada vez mais o varejo entender essa evolução e buscar soluções para esse público. As empresas precisam investir mais na experiência de compra desse consumidor, consequentemente treinamento dos funcionários. Negócios online focados no público “sênior” devem levar em conta usabilidade dos sites e uma natural desconfiança a respeito da segurança das informações.
O estudo também avaliou o potencial do metaverso como canal de relacionamento e vendas para este público. Para 32% dos consumidores 60+, o metaverso certamente ou provavelmente será utilizado nas compras do e-commerce no futuro – apenas 23% dizem que não usariam. “Vale ficar muito atento ao desenvolvimento dessa tecnologia, pois ela encontrará aceitação pelo consumidor”, afirma o presidente da SBVC.
Fonte: SuperHiper