Cerca de 80% dos consumidores já compraram itens de supermercado em canais digitais. No entanto, 87,3% dos clientes ainda possuem o canal físico como escolha. Segundo a maioria (31%), o principal motivo para escolher onde comprar é a variedade dos produtos. Na sequência, com 26,5% do total, está o preço ou a relação custo/benefício. Os dados são de um estudo realizado pela SoluCX com mais de 2 mil respondentes espalhados pelo Brasil.
Entre aqueles que fazem as suas compras em canais digitais, o principal meio utilizado são os aplicativos de delivery, como iFood e Rappi. Eles representam mais de 54% das respostas.
Já no canal físico, entre várias opções de formato de mercado, como hiper, super ou mini, o atacado é quem ganha a disputa pelo cliente. O estudo mostrou que 48% dos consumidores prefere fazer as compras nesse tipo de estabelecimento.
Os supermercados e mercados de bairro aparecem em segundo lugar como melhor escolha para 32,1% dos consumidores.
Ainda segundo o segundo o levantamento, 50,5% dos consumidores fazem parte de algum tipo de programa de benefícios em mercados.
Entre tantas opções, formatos e modelos de programas de fidelidade, o estudo revelou que o preferido dos usuários é o de cashback, representando 41,6% das respostas.
Aumento de vendas online
As transações de vendas online no setor de supermercados na última semana de 2022 tiveram um crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são de clientes da Mercadapp, solução para e-commerce de supermercados da Linx.
O crescimento também é observado durante a semana que antecedeu o Natal, que apresentou alta de 30% no valor transacionado comparado a 2021.
Em relação à quantidade de produtos vendidos, houve um aumento de 15% nas compras natalinas e 26% durante a semana do ano novo.
Fonte: Mercado & Consumo