A popularização das compras pela internet também aumentou a competitividade do mercado; descubra como se destacar
Com olhar especial para o natal, as datas comemorativas movimentam de maneira significativa diversos mercados, tanto em lojas físicas como virtuais. As vendas em plataformas digitais ganham cada vez mais força e, segundo pesquisa da CNDL, mais de 118 milhões de brasileiros devem comprar no natal, movimentando aproximadamente R$66,6 bilhões na economia. Ainda de acordo com o estudo, 73% dos consumidores pretendem presentear alguém nesse final de ano, sendo 30% deles pessoas que não têm o costume de comprar em outras épocas. Ou seja, uma clientela “nova”.
Os e-commerce, inclusive de supermercados, podem criar estratégias especiais para se diferencias dos concorrentes. Rafael Morais, gerente de projetos para e-commerce da ioasys, separou cinco dicas valiosas na hora de pensar em como tornar seu comércio ainda mais atrativo. Confira a seguir:
1- Entenda o perfil da sua marca
Antes de tudo, é muito importante definir o perfil da sua empresa, ou seja: o público que deseja atingir, como ele pensa e suas necessidades principais. Com isso, fica muito mais simples definir uma estratégia clara que atingirá as pessoas certas.
2- Dê destaque para a data
Faça adaptações de design, comunicação e marketing chamando bastante atenção para a data comemorativa em questão, deixando claro como aquele momento é realmente especial. Se possível, faça uma sessão nova com sugestões de produtos e presentes para o Natal, por exemplo.
3- Transmita segurança para o cliente
Ao fazer compras de natal, o cliente espera que aquele item chegue antes do dia 24 de dezembro. Por isso, é importante passar a segurança de que o prazo de entrega será respeitado, dando um suporte de qualidade para aquele consumidor e não se omitindo em situações de problema.
Morais ressalta que é preciso deixar claro aos clientes que as transações em seu site são seguras e que os dados do consumidor estão protegidos, pois essa é uma das maiores preocupações do público online.
4- Proporcione uma experiência objetiva
As chances do cliente finalizar uma compra são bem maiores se sua jornada for simples e objetiva. Quanto menos passos e abas necessárias, melhor. Longos cadastros e preenchimento de informações desnecessárias podem abrir espaço para que a pessoa desista daquela compra, tenha atenção.
5- Tenha visão omnichannel
A estratégia omnichannel integra diferentes meios de comunicação e de divulgação da sua marca. Essa visão é interessante, pois proporciona mais de um canal em que aquele cliente poderá tirar dúvidas e entrar em contato com a empresa, podendo até concretizar a compra de maneiras diversas. Nesse caso, entretanto, é importante que todos os canais se conectem de maneira efetiva, evitando problemas na comunicação e experiências negativas para o cliente.
Fonte: SuperHiper