Abertura da feira aconteceu nesta quarta-feira (13) e contou com a presença de autoridades e representantes do comércio
Ocorreu nesta quarta-feira (13/09), no centro de convenções de Goiânia, a abertura da SuperAgos 2023. A vigésima edição do maior evento para supermercadistas e panificadores do Centro-Oeste, realizado pela Associação Goiana de Supermercados (Agos) com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), teve como tema central “Conecte-se: O Varejo do Futuro que Impacta o Presente” e foi apresentada pelo presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto.
Durante a cerimônia, Sirlei ressaltou a relevância da tecnologia para o setor supermercadista e como a SuperAgos fornece uma plataforma de intercâmbio entre os empresários, não só de Goiás, mas de todo o Brasil e de outros países. O presidente, além de revisitar a história da feira, fez questão de enfatizar o apoio do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“A relação humana é essencial para os negócios, por isso, um dos objetivos principais da feira é reunir empresários nacionais e internacionais para acompanhar lançamentos, compartilhar conhecimento e realizar empreendimentos. Deste modo, este ano, contamos com mais de 120 expositores e esperamos realizar um volume de negociações que chegue a casa dos R$120 milhões”, destacou.
Autoridades e representantes do comércio
Durante o início do evento, autoridades políticas e representantes de entidades ligadas ao comércio também realizaram falas evidenciando a importância da SuperAgos e da relevância do Estado de Goiás para a produção de alimentos e, consequentemente, para a economia brasileira.
Jorge Portugal, presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), apontou a magnitude da atuação da Agos para trazer benefícios aos supermercadistas.
Ele também frisou a realização da próxima edição do ABRAS´23 Food Retail Future, encontro que reúne os maiores empresários do varejo alimentar brasileiro e ocorre de 18 a 19 de setembro em Campinas – São Paulo. “Quero parabenizar o presidente Sirlei por esse grande evento que contribui fortemente para o nosso setor, aumenta os nossos negócios e coloca em evidência as pautas prioritárias dos supermercadistas”.
O presidente da Federação de Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel explicou que é imprescindível que o setor produtivo goiano dialogue com o governo estadual e federal. “As indústrias goianas contribuem fortemente para a economia do Estado, por isso devemos defender as pautas dos comerciantes goianos e, neste sentido, a SuperAgos vai de encontro com esse nosso objetivo.”
Representando empresários e comerciantes, José Alves Filho, presidente da Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Regional Sustentável (ADIAL BRASIL), criticou a reforma tributária aprovada na câmara dos deputados e que agora está em tramitação no Senado. “Essa feira mostra a força do empresariado goiano e brasileiro, por isso devemos defender as nossas pautas e ir contra qualquer proposta que coloque em risco a nossa força de produzir e comercializar”, defendeu.
Eduardo Prado e Glaustin da Fokus, representantes do parlamento estadual e federal, respectivamente, ressaltaram a importância da criação de políticas públicas para contribuir para o trabalho realizado pela indústria e comércio goiano. “A relevância dos comerciantes de Goiás deve ser defendida. A SuperAgos ocorre em um momento em que temos que defender a nossa produção e, juntamente com os outros deputados, conversar com o governo do Estado para melhorar as condições de negociações”, disse Eduardo Prado, deputado estadual.
Já o deputado federal, Glaustin da Fokus, defendeu um maior diálogo com o governador Ronaldo Caiado contra a reforma tributária e para diminuir os custos sobre os comerciantes. “Eu também sou empresário, eu entendo quando um supermercadista é multado por ter um produto vencido em seu estabelecimento, por exemplo. Deste modo, precisamos criar melhores condições para o nosso setor empresarial, por isso estou trabalhando no congresso para isso”.
Por fim, representando o governador Ronaldo Caiado, o Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho, parabenizou, em nome do presidente Sirlei, a Agos pela realização do grande evento. “Quero aqui neste espaço, parabenizar a realização da SuperAgos e destacar o compromisso do Governo de Goiás com os nossos comerciantes. O Governador está empenhado em trazer inovação e melhores condições de negócio para Goiás.”
Participação Internacional
Pela primeira vez em sua história, a SuperAgos conta com um expositor internacional. A Embaixada Argentina estará presente nos três dias de feira com seis empresários. O objetivo é apresentar aos empresários goianos a produção e dar visibilidade às empresas argentinas. Ainda durante a abertura, Rodrigo Bardoneschi, chefe do departamento econômico e comercial da embaixada da Argentina, disse que é de interesse dos dois países colocar a indústria em contato.
“Estou aqui para ressaltar a produção industrial e comercial do Brasil para a América do Sul, por isso estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de cooperação entre as duas nações, sobretudo com eventos como esse que mostram a força regional e o poder de produção de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro”, finalizou.
Estrutura
Além da expectativa da movimentação de R$120 milhões, a SuperAgos 2023 conta com 19 palestras e 12 oficinas com representantes de diversas marcas e empresas com objetivo de demonstrar a força do cenário de supermercados de Goiás ao público. Os organizadores da feira, que começou nesta quarta (13) e vai até sexta-feira (15), esperam que até o final, 20 mil pessoas passem pelo evento, entre empresários, expositores, executivos, palestrantes e os melhores representantes do setor de 22 estados brasileiros e dos 246 municípios do Estado.