Fonte: Apasshow
Débito ou crédito? Você já respondeu a essa pergunta? Ultimamente a segunda opção tem aumentado no checkout dos supermercados do Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos brasileiros estão recorrendo ao cartão de crédito para pagar suas compras pessoais, seja no supermercado ou em lojas de eletrônicos.
Nas redes de supermercados, pagar a conta desta forma já é comum para 46% dos entrevistados. O ranking dos produtos mais adquiridos é liderado por roupas, calçados e acessórios junto com os eletrônicos, ambos com 54% da preferência.
Bancos digitais ganham espaço
Além do vestuário e dos aparelhos, itens de farmácia e medicamentos aparecem antes dos mantimentos, com 47%. O estudo também mostra que 45% dos brasileiros optam por ter diferentes bandeiras de crédito, principalmente para não serem pegos de surpresa caso uma não seja aceita como pagamento.
Outro dado interessante é o crescimento dos bancos digitais, apesar das bandeiras tradicionais ainda serem responsáveis pela maioria das transações no país nos últimos 12 meses (76%). Hoje, uma fatia de 21% das compras via crédito no dia a dia dos consumidores pertence aos cartões de crédito de fintechs ou bancos digitais. Porém, o segundo lugar ainda é dos cartões de empresas do varejo em geral, incluindo os supermercados, com 36%.