Em Destaque · 02 julho 2024

Participantes ficaram por dentro de novas tendências, estratégias e tecnologias para crescimento no mercado, com oportunidades inéditas de parcerias entre varejistas e fornecedores

No dia 27 de junho, a Associação Goiana de Supermercados (Agos) e a SA+ Ecossistema de Varejo realizam 2° Fórum Goiano de Integração Varejo e Indústrias, em uma união entre os dois setores com o objetivo de otimizar a cadeia de suprimentos, reduzir custos e impulsionar a economia. Com o tema “Os novos desafios do setor e como se adaptar para crescer”, o evento reuniu varejistas e fornecedores em oportunidades exclusivas de negócio, lançamentos e capacitação. Aproximadamente 100 participantes estiveram presentes no encontro.

Com exibição e análise de pesquisas de mercado dos últimos anos, participantes ficaram por dentro da nova realidade varejista

Durante o evento, os participantes puderam assistir a diferentes palestras sobre a realidade do cenário industrial e varejista em escala estadual e internacional. Através de uma apresentação realizada pela Scanntech, empresa com mais de 30 anos de experiência em soluções para o mercado varejista, os participantes tiveram acesso a insights sobre aplicação de inteligências artificiais para otimização dos processos cotidianos do setor varejista e a diferentes dados referentes ao crescimento e aos novos hábitos do setor.

Dentro da sua área de atuação, através de conhecimento por loja e da tecnologia SKU (Stock Keeping Unit, do inglês; “Unidade de Manutenção de Estoque”, em tradução livre), que auxilia os varejistas a identificarem as mercadorias em seu estoque de forma rápida e simplificada, a Scanntech se destaca por somar anos de experiência em visão de mercado e apontar as melhores decisões para os varejistas em vendas, margens e negociações.

Dados apresentados pelo diretor de Inteligência no Varejo da Scanntech Brasil, dentro da palestra “Panorama do consumo local de alimentos”, Tiago Vavassori, durante o fórum indicam que entre varejistas, aqueles que compartilham diretamente informações de mercado com a indústria e seus fornecedores tendem a crescer, e esse aumento é proporcional; quanto mais forte essa parceria, maior o crescimento.

O incentivo a uma maior proximidade entre os dois setores vem também do momento do mercado econômico: desde 2022, a variação trimestral do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) vem seguindo uma linha positiva que se mantém em 2024. “Além disso, o faturamento do Canal Alimentar do Centro-Oeste têm crescido acima da média nacional, com o maior crescimento de vendas unitárias dos últimos quatro anos – com destaque ainda para o interior do Estado, que tem apresentado crescimento maior do que a região metropolitana no YTD’24”, afirma Tiago Vavassori.

Participantes foram apresentados a novas transformações e previsões sobre hábitos de consumo e consumidores

Assim como as transformações na economia, a sociedade e os hábitos de consumo também se transformaram. A nacional BNEX Tecnologia para o Varejo, especialista em captura de dados, análise preditiva e ferramentas de engajamento para o varejo há quase 20 anos, prevê comportamentos de consumo e indica as melhores ofertas e potenciais de empresas do setor. Durante o 2º Fórum Goiano de Integração, o fundador e CEO da BNEX, Fernando Gibotti, realizou a palestra “Era da transformação demográfica” e apresentou a uma previsão da nova realidade varejista no Brasil para os próximos anos.

Com a evolução do consumo, das tecnologias, dos formatos de loja e dos meios de pagamento, a relação entre consumidores e locais de compra estão se transformando e devem mudar ainda mais. Segundo dados apresentados na palestra da empresa, há uma tendência de projeção negativa para a transformação demográfica a partir de 2030, com envelhecimento da população e, consequentemente, de maior parcela de consumidores, e Goiás é um dos principais estados a já sentir os efeitos dessa transformação, com destaque para o leste, o sul e o centro do Estado (onde se localizam Goiânia, Anápolis, Caldas Novas e Pirenópolis, por exemplo).

Um dos principais fatores decorrentes dessa transformação demográfica é o horário de compra dos consumidores de acordo com suas faixas etárias. “O atendimento ao público deve se adaptar para oferecer um tratamento de acordo com o perfil da clientela, que deve ser mais velha nos períodos de manhã e tarde e bem mais jovem no período noturno”, revela Fernando Gibotti. Além disso, a popularização de famílias não convencionais, do consumo online, da preocupação com sustentabilidade e reciclagem e com a característica imediatista das novas gerações. “O setor varejista deve se concentrar nos pilares da nova era, buscando aumento de receita, economia de recursos e decisões assertivas a partir da implementação de estratégicas de inteligência de mercado e metodologia e de inteligências artificiais e tecnologias aliadas ao segmento”, acrescenta.

Evento também deu destaque para novas oportunidades de negócio e networking exclusivas a varejistas

Além de oportunidades de capacitação, o evento promoveu conectividade entre fabricantes e pontos de venda, com lançamentos e estratégias líderes de mercado, como Ambev, Cepêra, Flora, Ledwave e Banco Senff, que apresentaram suas novidades, planos e projetos para o varejo goiano. Além de novos produtos, as empresas lançaram novas estratégias de marketing, vendas e soluções tecnológicas para otimizar práticas de gestão varejista. Para maior confidencialidade dos dados e estratégias apresentadas, apenas empresas do varejo supermercadista e fornecedores puderam participar do evento. De acordo com Augusto Almeida, gerente executivo da Agos, essa decisão foi muito importante para não comprometer a competitividade do setor. “Com um evento exclusivo, os varejistas puderam se conectar com seus fornecedores de forma segura e transparente”, afirma.

Segundo o conselheiro da Agos e proprietário do Super Zé, José Elias de Paula, as informações apresentadas durante o fórum foram de fundamental importância para o varejista que quer continuar crescendo mesmo com os constantes obstáculos do mercado. “Estou colocando em prática o que aprendi no evento, e iniciei negociações com fornecedores que apresentaram produtos que são novidade”, relata.

O conselheiro da Agos e gerente executivo de RH do Bretas/Ceconsud, Wanderson Ferreira, define o fórum como um sucesso: com as apresentações de muita qualidade e indicadores concisos que apontam o Centro-Oeste como destaque da economia nacional, o evento foi uma oportunidade para os varejistas se encontrarem dentro do mercado atual. “Os fornecedores presentes trouxeram dados bastante importantes, inclusive sobre o crescimento do mercado pet e da inserção na linha de produtos de beleza masculina. Tivemos bons insights, troca de experiência, de conhecimento, e ampliação de networking”, afirma.

Além das exposições e palestras, o evento também contou almoço para os participantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare