A Linha Excelência apresenta uma maior variação de preço e opções para o cliente
Com o aumento dos valores dos ovos de chocolate tradicionais, muitos consumidores estão buscando opções mais baratas e recorrendo aos comércios locais de Goiânia. Uma pesquisa comparativa de preços de ovos de Páscoa, chocolates em barra e caixas, realizada pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás), constatou que os ovos da marca Kit Kat 332 gramas tiveram uma diferença de preço de 59,1% entre os estabelecimentos, variando entre R$ 43,99 e R$ 69,99. A Linha Excelência apresentou uma ampla variação de preços, enquanto a Linha Gourmet, comercializada por confeitarias da capital, tem ovos variando de R$ 48 a R$ 279.
A pesquisa também identificou que o aumento da venda de ovos artesanais se deve à alta variedade de preços e à utilização de ingredientes de maior qualidade. As proprietárias de negócios da Linha Excelência acreditam que a contribuição para esse movimento está no sabor dos produtos, que são agregados aos materiais utilizados na produção e quantidades. A confeiteira Silvia Ribeiro afirmou que o chocolate belga utilizado na produção é um diferencial em relação aos ovos industrializados. Além disso, os preços agregados aos produtos artesanais corroboram a pesquisa do Procon-GO.
Com o fim da quaresma se aproximando, a procura por ovos e presentes de chocolate aumenta, fazendo com que grandes empresas, como supermercados, e confeitarias menores se preparem para receber um maior volume de clientes. Dessa forma, o preço e a qualidade dos produtos influenciam diretamente na escolha dos clientes pelos ovos gourmet. Os produtos das linhas Excelência e Gourmet têm conquistado mais espaço no mercado de Goiânia, principalmente pela alta variedade de preços e sabores, além da utilização de ingredientes de maior qualidade.
Silvia Ribeiro, que tem sua própria confeitaria, trabalha dobrado para atender a demanda de ovos de chocolate gourmet. Ela afirma que a procura pelos produtos sofreu um grande aumento. “Já é um processo que vem a muitos anos, tinha aqueles túneis de ovos de páscoa que marcaram a infância, hoje você não tem mais porque realmente o ovo industrializado caio muito e o artesanal ganhou o mercado”.
Diferenças
As proprietárias de negócios da Linha Excelência, acreditam que a maior contribuição para este movimento esteja no sabor dos produtos. Estes são agregados aos materiais que são utilizados na produção e quantidades.
A confeiteira discorre a respeito dessa preferência, “eu não compraria um ovo industrializado de forma nenhuma, principalmente porque aqui na nossa empresa a gente trabalha com chocolate belga, é um sabor diferenciado, eu não trocaria por um industrializado”.
Ju Morais, nutricionista e confeiteira há 10 anos aponta que “em um ovo industrializado você paga seis sete vezes a mais do que a barrinha com a mesma quantidade de chocolates, pelo menos valor você consegue comprar um ovo artesanal, feito com muito amor e carinho e muito melhor, mais gostoso, que vem mais quantidade.”
Além disso, os preços agregados aos produtos artesanais, corroboram a pesquisa do Procon-GO. A confeitaria da Ju Morais, apresenta uma gama de preços que chegam a variar em até R $127, entre os produtos destinados à Páscoa. “Eu tenho produtos de Páscoa de 18 reais até 145 reais com cerca de 400 gramas”, explicou ela.
Nesse sentido afirma também Silvia Ribeiro: “Nosso cardápio de páscoa varia de 25 reais ao mais caro que é 250 reais”, apresentando uma variação ainda maior nos valores. Dito isso, o preço e qualidade dos produtos influenciam diretamente na escolha crescente dos clientes pelo produto da linha gourmet.
Semana de Páscoa
Ju Morais o que espera da conduta dos clientes e o que observa ao longo dos anos de experiência na área. “As expectativas são muito boas de vendas, eu percebo que as encomendas com antecedência estão diminuindo, ano após ano, eu acredito que pelo comportamento do cliente de preferir a facilidade de ter o produto em mãos de forma imediata, então eu acredito que a procura é maior em cima da hora na páscoa”.
A Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS) realizou um levantamento com a expectativa de vendas dos supermercadistas para a próxima semana. Esta demonstrou que os empresários realizaram em média 20% das encomendas de ovos foram para ovos de 100 g a 521 gramas, além de ovos com brinquedos ou brindes. Além desses, apostaram em bombons, de 77 g a 250 gramas, que representam 26,7% do volume de encomendas.
O presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Sirlei Antônio do Couto, revelou as expectativas da capital para o período, ele aposta em um aumento de 23% nas vendas de ovos de Páscoa, comparado ao ano de 2022.
Sendo assim, Sirlei Antônio afirma: “Esses dados são ocasionados devido aos novos números positivos de geração de emprego e aumento de renda da população”. Como também pontuou acerca dos produtos encontrados nos supermercados, para atrair o público, “as indústrias também estão inovando, com o lançamento de novos produtos no mercado, o que atrai os consumidores”.
Recomendações
O Procon-Go orienta os consumidores a ficarem atentos aos preços e avaliarem o custo-benefício. Além disso, para os compradores que desejam economizar, a recomendação é substituir os ovos por outro chocolate, como barras ou bombons, que são mais baratos.
Como também está atento à segurança dos produtos, caso haja brinquedos, é preciso verificar se a embalagem contém o selo do Inmetro e a faixa de idade indicada para a criança. Contudo, os rótulos também devem trazer, identificação do fabricante, data da validade, peso e a composição.
Outra situação que exige vigilância é para as compras em bancas de promoção, muitas vezes os produtos estão quebrados e por isso mais baratas. Dessa forma, suprimindo o direito de reclamação do consumidor.
Fonte: O Hoje