Medida preventiva foi tomada após inspeção identificar falhas de boas práticas relacionadas à higiene
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu, nesta quarta-feira (29/3), a fabricação, comercialização e a distribuição de todos os produtos da marca Fugini — conhecida pela produção de conservas vegetais, molhos de tomate, maioneses e mostardas. A medida preventiva da Anvisa vale somente aos alimentos em estoque na fábrica, localizada em Monte Alto (SP).
A suspensão da produção e comercialização dos produtos da marca foi adotada após uma inspeção sanitária conjunta, realizada junto ao Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e à Vigilância Sanitária do município de Monte Alto. Na análise, a Anvisa identificou o que considera ”falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras”.
Segundo a Agência, essas falhas impactam a qualidade e a segurança do produto final. Em medida adicional, anunciada pela Anvisa nesta quinta-feira (30/3), há a determinação do recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca, com vencimentos previstos para janeiro, fevereiro ou março de 2024, por uso de matéria-prima vencida. A suspensão também será válida aos lotes com vencimento datado para dezembro deste ano, com sua numeração iniciada pela sequência 354.
Conheça o JOTA PRO Saúde, a solução corporativa que antecipa as principais decisões regulatórias, judiciais e legislativas da área
Em comunicado oficial, a Fugini disse que ”por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade”. A marca também comunicou que está direcionando toda a sua energia para reparar o tempo perdido e adaptar sua fábrica às exigências do órgão fiscalizador.
A suspensão da fabricação, comercialização e distribuição dos produtos da Fugini é válida até que a empresa adeque o seu processo de fabricação às boas práticas de fabricação, procedimentos tido como necessários pela Anvisa para garantir a qualidade sanitária dos produtos.
Fonte: Jota