Em Destaque · 01 março 2023

A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Entretanto, como qualquer outra data em que há um aumento na demanda, para que ela seja um verdadeiro sucesso e você alcance os seus objetivos, é preciso estar preparado para receber os clientes.

Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo de planejamento é necessário para conseguir atender à maior procura de produtos e, consequentemente, ainda deixar os seus clientes satisfeitos. O que pode ser um verdadeiro desafio tanto para gestores mais experientes, mas principalmente para aqueles que são novos neste ramo.

Como preparação é a palavra-chave para ter uma boa Páscoa no supermercado, preparamos este artigo com um passo-a-passo de tudo o que você precisará para tornar essa data um verdadeiro sucesso de vendas! Duvida? Então venha com a gente e confira!

Páscoa no supermercado: passo-a-passo para se preparar
Uma das principais atribuições dos gestores do setor supermercadista é a capacidade de preparação para cada uma das datas comemorativas no calendário do varejo. Afinal, cada uma possui as suas particularidades e nem sempre é fácil se adaptar a isso.

Entretanto, com planejamento você é capaz de criar as condições necessárias para o sucesso da sua empresa. Veja a seguir como fazer isso.

  1. Defina os produtos que serão destaque

O primeiro passo para preparar o seu supermercado para a Páscoa é definir quais serão os produtos de maior destaque. Ou seja, aqueles mais procurados pelos clientes, que serão um sucesso de vendas e bastante eficientes para atrair a atenção do cliente.

Conhecer quais são esses produtos permitirá que você tenha mais êxito para executar os próximos passos, que serão: a compra de mercadorias com o fornecedor, planejamento das estratégias de marketing, promoções e até mesmo a decoração da loja.

Vale a pena lembrar que os produtos mais importantes para os consumidores nesse período vão muito além dos ovos de Páscoa e do bacalhau. Por mais que esses itens sejam comuns nas mesas dos brasileiros, eles não são os únicos.

Isso porque, muitas pessoas optam por comprar outros produtos de chocolate, outros tipos de peixes e até mesmo carnes e frango. Além disso, você deve pensar também que as famílias normalmente se reúnem e fazem um almoço especial na sexta-feira e no domingo de Páscoa.

Outro ponto importante, é que geralmente uma boa refeição é acompanhada de uma bebida, seja ela qual for, é importante dedicar uma atenção especial para essa seção. Assim, é fundamental que o seu supermercado também seja capaz de atender a essa demanda, oferecendo uma boa variedade de refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas.

Vale a pena ressaltar que você também deve ficar de olho na curva abc do seu supermercado. Isso porque 80% do lucro da sua loja se deve a 20% dos produtos, o que significa que eles são grandes campeões de vendas, independente do período. Portanto, na hora de preparar as ofertas, mescle os produtos do grupo “a” com aqueles mais procurados na Páscoa.

  1. Faça um inventário de estoque

Agora que você já sabe quais serão os produtos que deverão receber maior atenção na Páscoa do seu supermercado, é hora de conferir se a quantidade disponível em estoque será suficiente para as promoções que você está preparando. Neste momento, provavelmente a primeira dúvida que surgiu na sua cabeça foi: como eu sei qual é a quantidade certa?

Para chegar em um número é preciso que você confira os relatórios gerenciais de anos anteriores e veja qual foi a média de vendas para cada um dos itens escolhidos para promoções. Essa análise permitirá que você tenha uma base para chegar à quantidade necessária de produtos. Se você estiver esperando um aumento nas vendas, então acrescente uma “gordura”, que pode ser algo em torno de 10% a mais da média dos últimos anos.

Uma vez que você saiba quanto de cada produto vai precisar, faça um inventário do estoque e certifique-se de que há uma quantidade suficiente. Caso não tenha, o seu departamento de compras precisará contactar os fornecedores ou a central de compras para fazer as aquisições necessárias.

Apenas tenha cuidado para não exagerar na quantidade. Lembre-se que você terá que vender aqueles produtos depois para não ter perdas, o que significa fazer promoções e reduzir a sua margem de lucro depois da Páscoa. Portanto, se você não quiser ter essa preocupação posteriormente, seja bastante racional com relação à quantidade de itens, principalmente aqueles perecíveis e com data de vencimento próxima.

É importante mencionar que esse processo deve ser feito com antecedência. Isso porque, os concorrentes também estarão se preparando para a Páscoa e você precisará garantir bons preços e boas condições de entrega com os fornecedores. Se deixar para a última hora, corre o risco de não conseguir nenhum dos dois.

Outro ponto importante com relação ao estoque, é que você pode precisar abrir espaço para acomodar os produtos que serão adquiridos. E, para conseguir se livrar desses produtos encalhados, você precisará fazer promoções. Portanto, considere essa variável na durante o planejamento.

  1. Prepare a divulgação das promoções

Para que a Páscoa no seu supermercado seja lucrativa, você precisa planejar a divulgação dos produtos e das promoções. Ou seja, deverá definir quais serão as estratégias e ações de marketing que serão adotadas para contar para os seus clientes o que os espera nessa importante data do varejo.

Agora que você já sabe quais itens estarão disponíveis e quais serão as promoções de Páscoa, então chegou o momento de decidir quais ações de marketing serão utilizadas. Vale a pena dizer que é possível aplicar diversas ações simultaneamente, apenas se certifique de executá-las da melhor forma possível.

Afinal de contas, de nada adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir realizar nenhuma tarefa bem. Caso perceba que está dando um passo maior do que a perna, a melhor coisa a fazer é parar um momento para refletir quais podem trazer melhores leads e descartar aquelas que não terão um retorno tão certo.

De modo geral, a divulgação pode ser feita através das redes sociais, distribuição de panfletos de propaganda, newsletters para clientes, pelo site do supermercado, notificações no aplicativo e anúncios pagos na internet. Lembre-se apenas de quem é o seu público-alvo e crie anúncios pensando qual é a melhor forma de se comunicar com ele, tanto em termos de linguagem, quanto para escolher a mídia certa.

Ainda, se o seu supermercado possui um programa de fidelidade, não se esqueça de divulgar e criar promoções de Páscoa exclusivas para os consumidores que fazem parte dele.

Quer saber como planejar as estratégias de marketing do seu supermercado? Confira o nosso e-book gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

  1. Faça mudanças no layout

Acomodar toda a decoração Páscoa, deixar o ambiente com espaço suficiente para a circulação de pessoas e ainda conseguir guiar os clientes pelos corredores para mostrar as ofertas e conseguir aumentar as vendas é só pode ser feito com mudanças no layout. Mas, não precisa se assustar, essas mudanças são absolutamente normais e até mesmo desejadas.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que nesse período os consumidores estão à procura dos famosos corredores de ovos de chocolate, por isso, você precisa arrumar espaço no ponto de venda para expor esses itens. Mas, lembre-se também dos outros produtos de chocolate, que podem inclusive fazer parte da decoração. Falaremos mais sobre esse tema a seguir.

Ter espaço suficiente nos corredores é fundamental não apenas para que os clientes consigam se mover livremente pela loja, mas também para permitir que eles vejam os produtos expostos, analisem o custo benefício do que querem comprar e possam tomar as melhores escolhas. Se você simplesmente incluir mais ilhas de produtos e decoração, o espaço ficará muito cheio, dando a impressão de atulhado.

Sem falar que, se o cliente não consegue ver o produto na prateleira, ele não vai comprar. Ou pior, pode simplesmente desistir de entrar em um determinado corredor apenas devido à falta de espaço. Neste caso, você pode utilizar essas mudanças no layout do supermercado de forma estratégica na Páscoa.

Por exemplo, criando pequenas ilhas de produtos pela loja, assim, os consumidores não ficarão acumulando em apenas um lugar. Ou então apostando na estratégia do cross merchandising para aumentar as vendas. Lembre-se, os detalhes fazem toda a diferença na hora de conquistar o cliente e aumentar as vendas.

Por último, mas não menos importante, quando você muda o layout da loja é natural que o cliente tenha aquela primeira sensação de estar perdido. Entretanto, isso força ele a andar mais pela loja, explorando seções que provavelmente ele não passaria normalmente. Como alguns produtos podem chamar a atenção, ele pode escolher levar mais alguma coisa para casa.

  1. Capriche na decoração de Páscoa no supermercado

Vale a pena mencionar que a decoração de Páscoa no supermercado vai além dos corredores de ovos. Para isso, você precisa usar a sua criatividade e inovar na decoração, trazendo itens diferentes tanto no interior quanto na fachada da loja.

Além disso, o planejamento da decoração de Páscoa deverá ser feito com o planejamento das mudanças no layout. Já que você precisará de espaço para incluir alguns itens de decoração.

Mas, isso não significa que você precise gastar muito dinheiro com a decoração, muito pelo contrário. Ações simples e bem feitas são, geralmente, as melhores opções. Por exemplo, você pode criar uma trilha de pegadas pela loja que levem o cliente até os pontos com ofertas, que podem ser as ilhas de produtos.

Assim, ele entra na brincadeira de caça aos ovos de Páscoa, o cliente leva o que precisava para casa, você consegue proporcionar uma boa experiência de compras e ainda aumenta as vendas. Entendeu como a decoração não precisa ser nada extraordinário ou totalmente inusitado?

  1. Invista na trilha sonora

Parte do sucesso das vendas de um supermercado inclui a capacidade de oferecer um ótimo ambiente de compras para os clientes. Isso significa preparar a loja de tal forma que o cliente se sinta confortável desde o momento que ele entra no estacionamento, até quando ele vai embora com as compras.

Ou seja, é preciso fazer com que ele tenha vontade de ficar o tempo que for necessário fazendo as compras. E, as ferramentas de marketing sensorial são excelentes para alcançar esse objetivo, além disso, existem diversas formas de conseguir melhorar o ambiente de compras para os clientes.

Por exemplo, ações que sejam capazes de proporcionar uma boa iluminação podem tirar aquele ar de fábrica do supermercado. Claro que você não precisa fazer isso na loja toda, mas talvez investir em alguns pontos chave do supermercado.

Outra possibilidade bastante interessante para os supermercados na Páscoa, é preparar degustação de produtos. Desta forma, você dá ao cliente a oportunidade de experimentar um produto novo e ficar aberto a conhecer novas marcas.

Outro ponto importante, que já mencionamos acima, é caprichar na decoração. E claro, não podemos esquecer que toda celebração precisa de música ambiente, por isso, ter uma trilha sonora personalizada pode ser um grande diferencial do seu supermercado. Estudos mostram que quando a música ambiente é adequada, os clientes tendem a ficar mais tempo na loja e, consequentemente, compram mais.

Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso escolher a playlist certa, o que pode ser um grande desafio para os varejistas. Não apenas pelo tempo necessário para isso, mas também pela falta de conhecimento. Com isso, muitos supermercadistas caem na tentação de deixar a escolha das músicas sob responsabilidade dos funcionários.

Esse é um grande erro para quem quer aumentar as vendas com músicas. Já que o funcionário escolherá uma trilha sonora que é mais agradável aos seus ouvidos e que não necessariamente combina com a sua marca e o seu público-alvo. Por isso, é importante contratar empresas especializadas, que irão elaborar a trilha sonora perfeita para o seu negócio, como é o caso da Listenx.

Vale ressaltar que a rádio interna personalizada ainda permite que você faça anúncios do seu supermercado, divulgando serviços, orientações para os consumidores e promoções na loja.

Ficou curioso para saber como escolher a trilha sonora sob medida para a sua loja? Então confira o nosso Guia completo de como montar uma playlist perfeita para atrair clientes.

  1. Analise os seus resultados

Nós esperamos que com as dicas que demos neste artigo, que os seus resultados sejam realmente muito bons. Entretanto, para ter certeza de que todo o planejamento traçado realmente foi efetivo, é fundamental fazer uma avaliação das vendas do período.

Você poderá analisar diferentes parâmetros, tais como:

Número de clientes que visitou a loja durante o período promocional da Páscoa no supermercado;
Número de itens vendidos (no total e para cada produto separadamente);
Valor de vendas (total e separado por produtos, seções ou qualquer outra categoria que você julgue importante).
Desta forma, você saberá se conseguiu convencer mais clientes a virem até o supermercado, se as promoções criadas e se os produtos escolhidos realmente tiveram mais saída. Você poderá avaliar até mesmo se esses clientes foram novos ou se eles já conheciam a sua loja.

Através dessa análise você saberá quais foram as estratégias que funcionaram, quais os produtos que foram mais procurados e quais não fizeram tanto sucesso e se a divulgação realmente funcionou. Ou seja, você estará munido de informações para conseguir planejar as próximas campanhas de Páscoa no supermercado.

Lembre-se apenas que os hábitos de consumo podem mudar de um ano para outro. Seja pelas novas tendências de consumo, pelo cenário econômico do país ou simplesmente porque o perfil dos consumidores muda.

Por exemplo, atualmente, a maioria dos consumidores quer se relacionar com marcas que tenham os mesmo valores que eles. Portanto, veja a sua marca como algo muito mais do que simplesmente uma empresa e mostre isso para os consumidores.

O fato é que, quando você faz uma análise detalhada de cada uma das campanhas, você será capaz de encontrar padrões de comportamento que podem guiar a tomada de decisões. E aqui vai a nossa última dica: aposte na inteligência artificial para te ajudar com essas análises. Afinal, desta forma ficará muito mais fácil e rápido encontrar informações valiosas.

Fonte: Listenplay