Expectativa é de que Copa do Mundo, Black Friday e festas de fim de ano ampliem a movimentação
As vendas nos supermercados de Mato Grosso do Sul devem crescer entre 10% e 15% até o fim do ano. As informações são da Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas).
De acordo com o presidente da associação, Denyson Prado, a boa fase começou neste mês a partir do dia 12, quando foi comemorado o Dia do Supermercado e, de lá para cá, diversos empresários ligados ao setor passaram a fazer uma série de promoções com o intuito de atrair um público maior.
A estratégia deu certo e, segundo Prado, esse ritmo de vendas deve continuar neste fim de mês, principalmente por causa da chegada da Black Friday, que o setor supermercadista vai transformar em Black Week, ou seja, com mais promoções durante a última semana de novembro.
Outro detalhe citado por Prado é que este fim de ano é diferenciado em razão da Copa do Mundo fora de época. Por isso, o setor supermercadista está aproveitando o maior evento esportivo do mundo para vender mais, “notadamente no setor de bebidas, com destaque para cervejas, refrigerantes, sucos e refrescos.
Essa época também é de elevação de temperatura, o que já provoca aumento na venda de líquidos em geral”, completa o presidente da Amas.
Conforme o dado mais recente repassado pela Amas ao Correio do Estado, o setor movimentava mensalmente mais de R$ 480 milhões em 2020. Considerando a inflação oficial do período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor corrigido é de R$ 570 milhões.
O setor emprega 35 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Em todo o Brasil, deve faturar, este ano, R$ 611 bilhões.
Dentro da Amas, a avaliação de boas vendas para este mês e até o dia 31 de dezembro também compreende outros fatores. Um deles é o 13º salário, cuja primeira parcela será paga até o dia 30 deste mês para colaboradores da iniciativa privada. A segunda parcela será liquidada até 20 dezembro.
“Sem dúvida, o 13º é um atrativo, mas a chegada do Natal é muito importante. Esse fim de ano será diferenciado, com Dia do Supermercado, Black Friday, Copa do Mundo e festas de fim de ano”, destaca Denyson Prado.
Dentro do setor comercial, o ramo supermercadista é um dos que mais crescem no Estado. De acordo com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), existem hoje 1.061 supermercados e 63 hipermercados espalhados por MS, totalizando 1.124 empreendimentos.
Campo Grande tem 206 supermercados e 26 hipermercados. Este ano, foi aberto um novo supermercado e um hipermercado.
Ano passado, foram inaugurados 53 supermercados e um hipermercado em todo o Estado, dos quais 15 supermercados abriram as portas na Capital. Já em 2020, foram abertos 34 supermercados e três hipermercados no Estado, sendo 10 supermercados e dois hipermercados em Campo Grande.
ATRATIVO
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que, a nível Brasil, as vendas do setor podem crescer até 17% até o fim do ano, principalmente por causa do ingrediente a mais deste ano: a Copa do Mundo.
A pesquisa aponta, ainda, que a expectativa de alta é sentida por 52% dos empresários do setor. De janeiro a setembro deste ano, a pesquisa Consumo dos Lares, também da Abras, trouxe alta acumulada de 2,84%.
O levantamento da Abras detalha que, em setembro, o consumo nos lares foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e, com isso, o indicador mensal acabou fechando em alta de 0,39%, na comparação com agosto.
Quando a comparação é feita com o mesmo de período de 2021, o indicador aponta alta de 11,19%, baseando-se em valores deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na avaliação de Denyson Prado, outro fator atrativo neste fim de ano é o consumo de proteínas, como o tradicional churrasco, normalmente acompanhado de bebidas. Mas Prado frisa que a expectativa se eleva mesmo por conta das datas promocionais, aliadas ao atrativo da Copa.
“Temos até o fim do ano várias datas que motivam o consumo e podem alavancar ainda mais a economia”.
A Abras aponta que o setor é responsável por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Segundo a Amas, o mesmo porcentual se aplica a Mato Grosso do Sul, cujo PIB é de R$ 122,62 bilhões. Sendo assim, o setor supermercadista é responsável por R$ 8,5 bilhões desse montante. Só este mês, os 320 supermercados filiados à Amas estão com mais de 1 mil vagas em aberto.
Fonte: Correio do Estado