Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante o período pandêmico
Um dos alimentos favoritos dos mineiros, o queijo caiu ainda mais no gosto dos brasileiros durante a pandemia. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research, no país, 46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante o período, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados.
Aproveitando a proximidade do dia que celebra o queijo, comemorado nesta quinta-feira, 20 de janeiro, separamos alguns tipos especiais de queijos favoritos dos brasileiros – e claro, dos mineiros.
Os alimentos fazem parte da linha de queijos desenvolvida pela mineira Camponesa, que é composta pelos seguintes produtos: queijo minas padrão, queijo meia cura, queijos cremosos no sabor bacon, cheddar, cebola caramelizada, muçarela barra e pelo queijo fresco de caixinha.
Entenda a diferença entre cada um deles:
Queijo Fresco: Possui sabor leve, textura firme e delicada e não passa pelo processo de maturação. Sugestão de consumo: puro aos pedaços, como petisco temperado com azeite e ervas, em sanduíche ou em saladas.
Queijo Minas: Esse queijo é elaborado seguindo uma receita mineira, podendo ser produzido de forma artesanal ou industrial. Tem aspecto seco e firme; possui um sabor marcante, ligeiramente ácido. Sugestão de consumo: É ideal para o preparo de pães de queijo, pasteizinhos, rissoles e outros salgados.
Queijo Meia Cura: Aquele queijo nem fresco nem curado. Seu período de maturação não é bem definido, pode variar entre uma e cinco semanas. Possui textura mais firme e a cor amarela, tem um sabor único e intenso. Sugestão de consumo: Versátil, pode ser utilizado em várias receitas, sendo uma ótima opção para o recheio de tortas, massas e até mesmo como ingrediente de sobremesas.
Queijo Processado: Com textura homogênea e cremosa, esse produto é composto por um mix de queijos e muitas vezes é saborizado com aromas variados. Sugestão de consumo: é um ótima opção para complementar o omelete ou acompanhar torradas e pães.
Muçarela: Tem grande presença de sabor lácteo. Textura lisa e macia. Sugestão de consumo: é um queijo muito utilizado para uso culinário, ficando delicioso em sanduíches quentes e frios, saladas, compondo receitas de pizzas, massas e recheios.
Fonte: O Tempo