Nos meses iniciais da pandemia, o segmento registrou forte crescimento, com o maior isolamento social e as restrições de funcionamento de outras atividades
Principal segmento do varejo, o setor de supermercados registrou em outubro a terceira queda seguida de vendas, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento, que reúne hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, teve recuo de 0,3% em outubro, frente ao mês anterior. Isso se segue a perdas de 0,9% em agosto e de 1,3% em outubro. Com isso, a retração acumulada é de 2,4% em três meses.
“Emprego, renda e inflação afetam os supermercados. O setor pesa entre 40% a 50% do comércio varejista brasileiro, dependendo do mês, e acaba como âncora do indicador como um todo”, diz o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Nos meses iniciais da pandemia, o segmento registrou forte crescimento, com o maior isolamento social e as restrições de funcionamento de outras atividades. Esses últimos meses têm sido, no entanto, de resultados mais fracos.
Para se ter uma ideia, o patamar de vendas, que em junho de 2020 chegou a ficar 6,5% acima de fevereiro (marco do pré-pandemia) e estava 2,3% acima em julho de 2021, vem recuando nos últimos meses. Em outubro, ficou 0,2% abaixo de fevereiro de 2020.
Fonte: Valor