Em Destaque · 19 novembro 2021

Mercados são mais que lugares de compra de alimentos

A abastecer a geladeira, a despensa de casa ou até comprar um eletrodoméstico se tornou diferente nos últimos meses. Com a pandemia e as necessidades de isolamento social as compras de supermercado se tornaram virtual. Por isso, muitas redes têm apostado nos deliveries.

Além de economizar tempo, o delivery facilita o cotidiano das pessoas. O movimento trouxe, inclusive, impacto para o mercado. Um levantamento da Statisa – empresa especializada em dados de mercado e consumidores – mostra o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina. Só no ano passado, o país foi responsável por quase metade dos números de pedidos: 48,77%.

O Bretas está neste mercado. E para auxiliar ainda mais o consumidor, agora tem também a opção de clique e retire, que permite que o cliente faça suas compras na comodidade de sua casa e apenas selecione a loja onde quer buscar as suas compras. Sem filas e sem precisar nem descer do carro. “Pensamos nesta alternativa para quem prefere não ir ao mercado ou não tem muito tempo, mas transita na região das nossas lojas. Em poucos minutos as compras estão no porta-mala do carro”, explica da gerente de marketing da Rede, Maria Emília Fernandes. A facilidade já está disponível em duas lojas de Goiânia (GO) – Laranjeiras e Goiânia Shopping – e em Uberlândia (MG) – loja da Rondon Pacheco.

Vida moderna – Os supermercados como conhecemos hoje são os sucessores das antigas vendas e armazéns. No passado o cliente entregava a lista e esperava o atendente no balcão. Com isso, o processo geralmente era demorado e os alimentos eram mais caros para o consumidor, já que além do que o lucro dos alimentos do dono do armazém também precisava cobrir a mão de obra dos atendentes.
O molde de autosserviço apareceu inicialmente nos Estados Unidos na década de 30. Apenas nos anos 50, o modelo chegou ao Brasil. O supermercado facilita o cotidiano do consumidor, já que une feira, açougue e a padaria em um mesmo local.

Hoje, o estabelecimento não é um local apenas para comprar comida, mas oferece uma variedade de produtos. Por exemplo, é possível adquirir eletrodomésticos, aparelhos de celular, utensílios para casa e até mesmo decoração, além de cama, mesa e banho.

A rede Bretas, por exemplo, conta com diferentes formatos de lojas para atender a todos os consumidores. São 28 lojas no formato atacarejo, dessas doze unidades estão em solo goiano e as outras 16 são em Minas Gerais.

Além das lojas Armazém, que contam com um mix diferenciado e são dedicadas a produtos mais refinados e sofisticados, sem deixar de lado a economia.

Mais economia

Ainda pensando na redução dos gastos dos consumidores, os supermercados apostam em produtos de marca própria, que são conhecidos por serem de boa qualidade e terem um valor mais acessível. Um estudo da consultoria Bain & Company com dois mil brasileiros mostrou que durante as compras 25% migraram para opções mais baratas. O Bretas, por exemplo, tem mais 350 itens, em 68 categorias.

Fonte: Diário da Manhã