Em Destaque · 06 abril 2022

Com intuito de buscar uma maior aproximação com o governo do Estado, a diretoria da Associação Goiana de Supermercados (Agos) recebeu em sua sede no dia 5 de abril a visita do governador Ronaldo Caiado, acompanhado do titular da SIC, Joel Sant’Anna, e do deputado federal Glaustin da Fokus. Na ocasião, os supermercadistas puderam apresentar suas reinvindicações e necessidades do setor.

Durante a abertura do encontro, o presidente da Agos, Gilberto Soares da Silva, fez um panorama do segmento e destacou a importância do setor para a economia do Estado. “Durante a pandemia, vivenciamos situações amargas com os reflexos dos lockdowns, com sérios prejuízos durante rodízio de aberturas de lojas tanto na Capital quanto no interior do Estado; fizemos grandes investimentos em sanitização e higienização das lojas e carrinhos, aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel, obedecendo todos os protocolos de segurança. Aliás, segmento foi um dos primeiros a atender todas as normas”, destacou durante seu discurso.

“Mas nem por isso deixamos de exercer nosso importante papel, garantindo a distribuição de alimentos, mantendo o abastecimento às famílias; o segmento foi essencial na economia – empregamos mais, uma vez que grávidas e trabalhadores com mais de 60 anos tiveram que ser afastados em razão da vulnerabilidade – novos postos de trabalho surgiram arcados pelos supermercadistas)”, evidenciou Gilberto.

Ainda dentro da questão de isolamento e suspensão de eventos, a Agos sentiu seus reflexos, uma vez que a associação deixou de realizar, por dois anos, a maior feira do setor no Centro-Oeste – a SuperAgos.

Na lista de solicitações ao governo, Gilberto apontou a mudança da data do recolhimento do ICMS, do atual quinto dia do mês para o décimo, como ocorria em 2015. Ainda apontou, junto com outros supermercadistas, como as constantes mudanças da pasta da superintendência do Procon Goiás refletem nos relacionamentos construídos com antecessores e por fim solicitou subsídios para a realização da SuperAgos2022, que acontecerá entre os dias de 13 a 15 de setembro de 2022.

Em contrapartida, Caiado citou que o setor supermercadista criou mais de 2,5 mil empregos com Carteira de Trabalho assinada em Goiás nos últimos dois anos. “Além do protagonismo para geração de vagas de trabalho, a atividade também se manteve firme na linha de frente durante os períodos mais severos da pandemia, sendo considerada essencial”, disse.

Caiado reforçou a importância dos supermercadistas para girar a engrenagem da economia goiana e o forte apoio dado pelo setor em campanhas e projetos de distribuições de alimentos e combate à fome da população vulnerável. Ainda, pontuou os feitos do Governo de Goiás para impulsionar a atividade. O secretário Joel, passou as demandas para o corpo técnico da SIC, que está trabalhando com um plano estratégico para atender cada pedido.

Fonte: Assessoria de Imprensa Agos/Comunicare

Fotos: Marcos Souza